Depois que eu conheci o Getty Center, eu entendi porque Los Angeles é conhecida como cidade dos anjos. Esse impressionante complexo cultural projetado por Richard Meier é certamente o local perfeito para eles morarem.
O arquiteto americano conhecido por suas contribuições para o modernismo arquitetônico, optou por expressar sua obra através de raízes do passado e crenças no futuro. Assim, essa construção moderna abriga mais de 50 mil obras de arte (um acervo maravilhoso), além das exposições temporárias. Como foi construído no alto de uma montanha, oferece uma vista panorâmica da cidade e do oceano pacífico. Daquelas vistas dignas de filmes Hollywoodianos mesmo! O branco imaculado e a entrada de luz natural do prédio principal também são destaques. Isso porque ainda nem mencionei os jardins pendurados na colina. Além de fornecerem um contraponto de cor e textura para o complexo de edifícios, os espaços verdes são formados por cascatas, esculturas sonoras, labirintos, espelhos d’água, diversos grupos de plantas, incluindo um imenso jardim de cáctus. Tudooooo! Se só a arquitetura e o paisagismo já valem o passeio, que por sinal é gratuito (apenas o estacionamento é pago), imaginem então as obras de arte.
As coleções concentram peças do período clássico ocidental, como esculturas, pinturas, desenhos, manuscritos e fotografias. Enfim, o Getty Center é um desses lugares fantásticos que misturam arte, cultura, arquitetura, historia e design. Certamente um dos locais mais incríveis que tive o prazer de conhecer por este mundo afora. Se você estiver planejando um passeio pela Califórnia, o Getty é parada (mais que) obrigatória!
Impressionante todo o conjunto.
Uau! Que paisagem! Deu vontade de me teletransportar pra lá agora, ainda mais com esse sol maravilhoso.